Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lucas - o update

Não que estas notícias sejam de especial relevância para quem lê, especialmente sabendo que tenho leitores que não consideram que um animal possa ser chamado de "amigo", mas vão servindo de cultura geral e de informação para todos, sejam ou não donos e "amigos" dos animais.

Quando estive no veterinário com o Lucas, concordei em fazer também um esfregaço com a amostra de sangue, para tentar identificar possíveis causas para a anemia, não identificáveis no hemograma, e para confirmar a contagem que indicava a anemia, dado ser tão baixa.

Para quem não sabe, um esfregaço é uma análise ao microscópio da amostra, com contagem manual dos seus componentes.

No sábado tive os resultados do esfregaço. Foi encontrado um parasita chamado micoplasma, que destrói as células do sangue, sendo esta provavelmente a origem da anemia, e não apenas a infecção do dente podre.

Sendo assim, hoje o Lucas vai trocar de antibiótico para um que seja mais indicado para estes parasitas do sangue. A origem dos parasitas é normalmente nas pulgas, apesar de os meus bichanos estarem protegidos contra essa praga, sempre pode haver uma ou outra que morda e seja portadora.

2 comentários:

AL disse...

eu entendo perfeitamente que um animal é por vezes o melhor dos amigos até costumo dizer : "quanto mais conheço os de duas patas mais gosto dos de quatro!"

SS disse...

Ó Lucas isso vai de mal a pior, então tu não sabes expulsar as pulgas?
É preciso azar, com tanto bichano em casa tinha logo que te calhar a ti.
Realmente a antiguidade é um posto! Atá as pulgas preferem os mais "idosos".