Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

Americanices

Em 2003, quando estive em Nova Iorque, surpreendi-me por tudo ter instruções de utilização. E quando digo tudo, estou a falar de torneiras, campainhas, bebedouros, objectos comuns do dia-a-dia.
Todas as pequenas coisas que tomamos por garantido que será só rodar o manípulo ou premir um botão para funcionar, tem anexo um autocolante com as instruções de abertura, fecho ou manipulação.
Orgulhosa de ser da raça lusitana, famosa pelo "desenrascanço" e "chico-espertíce", achei a ideia ridícula e pensei que realmente só na América para ser preciso coisas assim.
Comecei a duvidar desta verdade quando no outro dia o HQNA me contou que ouviu um homem a explicar à esposa como ir atestar o depósito do carro, passando por pormenores como estes: "páras na bomba" ..... "sais do carro" ..... " pões a chave na ranhura da tampa" ..... "tiras a agulheta do gasóleo" ..... "carregas na patilha" ....."fechas o carro e vais pagar"...
Pensei que o homem estivesse a gozar com a própria esposa até esta semana, quando entrei no gabinete e a minha colega estava ao telefone a descrever como ligar uma televisão: "no meio da televisão, em baixo"....."sim"....."aí tens um botão de Stand-by"...."Stand-by"....."tem uma bolinha com um tracinho no meio e diz Stand-by"....."pois, tens de carregar e aparece uma luz vermelha"....."sim, agora carrega num botão qualquer do comando"....."já está a dar?"...
Se calhar nao era mal pensado começar a vender torneiras com instruções aqui em Portugal...

1 comentário:

Afonso Loureiro disse...

O Douglas Adams soube que o fim do mundo estava próximo quando viu instruções num palito.