Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

[100L Discos] III - A Ficha Técnica


Isto de apresentar fichas técnicas de aquários não é fácil. E não falo apenas do facto de ainda estar a meio da introdução de habitantes, mas também pela célebre regra "Peixe grande come peixe pequeno".
Tudo corria bem no meu alegre 100L, depois de introduzir 4 corydoras e 12 neons, foi a vez da tão aguardada chegada dos discos. Ainda mais lindos do que os tinha imaginado, ficaram logo à vontade, passado um dia já comiam e eram claramente os reis do aquário.
Embora o ideal para companhia fossem cardinais, insisti nos neons (por serem mais pequeninos e engraçados) e adicionei mais 10. Um cardume de 22 peixinhos minúsculos ficava mesmo bem em contraste com os "gigantescos" discos já com cerca de 7cm.

Eis que uma semana mais tarde olhei para o aquário e pensei: "O cardume parecia-me maior...!"
Ora, os discos acharam que neon é muito mais saboroso que flocos e granulado...e o cardume já vai em 12! Quando acabar de escrever isto é bem provável que sejam só 10!
Bom...tomei então a decisão de substituir os neons por nariz de bêbedo e comprei alguns para ver se resistem à gula dos discos. Tem corrido bem, já me habituei à ideia de ver os neons desaparecer...a aquariofilia é isto mesmo, aprendizagem, paciência e evolução.
Nos planos futuros está aumentar o cardume de nariz de bêbedo, incluir um pequeno cardume de machadinhas e 2 ramirezis. E fica completo o meu 100L.

Sendo assim apresento a lista actual de material e vivos do meu semi biótopo amazónico. Semi porque inclui espécies de outros continentes e porque só tem 100L reais, o que o torna num mini-habitat.

- Aquário 120L com tampa;
- 2 lâmpadas HAGEN Aqua-Glo 30W T8;
- Filtro EHEIM Classic 2213;
- 5 raízes compradas em lojas da especialidade;
- ph: 6,4; GH: 3ºd; Temp.: 27ºC;

Plantas:

Peixes:
- 2 Symphysodon Aequifasciatus (disco) - ainda estou a tentar descobrir qual a espécie;
- 1 Crossocheilus Siamensis (comedor de algas chinês);
- 2 Corydoras Axelrodi (corydora rosa);
- 2 Corydoras Julii (corydora leopardo);
- 2 Corydoras Aeneus "Albinos" (corydora albina);
- 3 Hemigrammus bleheri (nariz de bêbedo);

E quando acabar de escrever isto vou ser se encontro as machadinhas! :)

Sem comentários: