Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um dia na Baixa

Sábado foi dia de passeio. Com a desculpa de ir à "Feira dos Tecidos" comprar retalhos para as minhas costuras acabei por passar o dia todo na Baixa.
Tudo começou com um pequeno-almoço na Pastelaria Suiça, seguido da visita à "Feira dos Tecidos" onde tive de me conter para não trazer todos os retalhos coloridos que me saltavam à vista.

Seguiu-se um pequeno intervalo no itinerário, para ir fazer o exame médico desportivo, onde a máquina do electrocardiograma teimava em não me detectar a pulsação de forma nenhuma. Depois de muito trabalho a convencer a máquina de que afinal estou viva, lá continuei na minha passeata pela Baixa.

Desde a Avenida da Liberdade até à Praça do Comércio, ruas e ruas cheias de gente, montras e ruas enfeitadas de espírito natalício.
Uma das coisas que gosto na Baixa é o facto de ainda haver lojas especializadas. Há uma chapelaria, uma luvaria e pelo menos duas lojas de ginginha. Comprei uma garrafa ao mesmo tempo que um senhor de idade ao meu lado bebia um copinho de penalty. Mais tarde, em casa, quando molhei os lábios na dita ginginha, quase me faltou o ar, e só aí percebi a valentia daquele senhor...

Ora, seguiu-se um almoço de fast-food e mais um passeio a ver montras até ao Chiado, para ir beber um cafézinho na Brasileira, ao lado do poeta.
Uma voltinha ao Largo do Camões e toca a voltar para baixo, que já me doem as perninhas...

Na descida, só mais uma paragem, numa livraria para comprar um livro para o Homem-que-não-lê. Parece mentira mas é verdade, conseguimos encontrar um livro que me parece que ele consegue ler até ao fim!

Nem a chuva intermitente impediu as centenas de pessoas que povoavam a Baixa. Muita confusão, muito consumismo, mas muito giro. Um dia cheio e de repente o fim de semana parece muito maior!

Sem comentários: