Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O meu atelier

Depois de meses e meses de um perfeito caos de papéis, pastas, peças, ferramentas e outros objectos não-definidos, eis que consegui finalmente arrumar aquilo a que chamo orgulhosamente: "O meu atelier".
Aqui se fará muito trabalhinho de costura, bricolage e outras manualidades. Estão a ver a cadeira? Fui eu que estofei e entra já directamente para uma tag que vou criar agorinha mesmo: "Fui eu que fiz".
Assim de repente o atelier está montado para Costura, porque o primeiro projecto são uns painéis de tecido para as portas daqueles armários ali atrás, seguido de umas cortinas para o meu quarto.

Comprei há muito tempo uma daquelas máquinas de costura pequeninas, que se vendem no LIDL a 19,99€, que coitadinha, fartou-se de trabalhar e mistério dos mistérios, ainda funciona! Fez as cortinas da sala, remendou vezes sem conta camas de cães e gatos e fez ainda alguns arranjos em vestuário.
Tive uma das maiores alegrias da minha vida quando o meu avô me deu esta máquina de costura "à séria", que era da minha avó! (Sim, contento-me com pouco...mas ainda tenho muito ano pela frente para me acontecerem alegrias maiores.)
Esta maravilha da técnica veio dar descanso à desgraçada do LIDL e é capaz de fazer não-sei-quantos pontos diferentes, cose para a frente, cose para trás, cose de volta, eu sei lá, acho que só não "cose" arroz!

É uma Borletti 1100 automática, que alguns coleccionadores de antiguidades já incluem nos seus espólios. É um modelo de 1956, da autoria de Marco Zanusso, um arquitecto e designer industrial italiano. Para além de diversos trabalhos de arquitectura, no campo do desenho industrial, criou vários objectos que ajudaram a definir o design italiano no mercado internacional, exemplos disso são esta Borletti, a televisão Doney da Brionvega (em 1962) e vários produtos das marcas Arflex, Kartell e Siemens.

Na minha ambiciosa ingenuidade gosto de me ver como uma coleccionadora de antiguidades (2 máquinas de escrever, 3 ferros de engomar e o Lucas!) e fiquei toda contente por ter tão importante marco do design industrial na minha colecção!

1 comentário:

JF disse...

Não te sabia tão prendada :)