Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A lógica da sardinha

Eu - Boa tarde! Era uma dúzia de sardinhas, se faz favor.
Ela - Quantas?
Eu - Uma dúzia!
Ela - Desculpe, quantas é que disse?
Eu - UMA DÚZIA! (disse eu mais alto, tentanto passar acima do burburinho da multidão)

A rapariga mulata olhou-me com desconfiança e começou a pôr sardinhas num saco. Pesou o saco e olhando para o mostrador foi buscar mais duas sardinhas, com as quais jogou para fazer 1 kg certo. Depois deu-me o saco com um sorriso.

Eu - Pôs aqui 12 sardinhas?
Ela - Ahhhh....olhe, já nem sei, dê-me outra vez para eu contar...

Dei-lhe o saco e ela despejou tudo começando de novo a colocar sardinhas, desta vez contando a quantidade e não se importando com o peso. Acabou por dar 1,4 kg, mais 2 sardinhas que o anterior...

Eu não sei de que país vem a rapariga, mas sei que lhe ensinaram o Português. Será que não ensinam o que é uma dúzia? Deixo o desafio ao meu amigo do "Aerograma", descobrir se se ensinam as expressões portuguesas juntamente com a língua.

De qualquer forma, em caso de dúvida, é aviar 1kg!

2 comentários:

Afonso Loureiro disse...

Aqui, a questão não é a cor da pele ou a origem da rapariga que, muito provavelmente, nasceu em Portugal e se sente tão portuguesa como qualquer um de nós.

A grande questão é a padronização de tudo. Tudo tem de ser vendido ao quilo, ao litro, à embalagem. Chegamos ao ponto em que há pessoas que desconhecem o significado de uma dúzia ou outras até que, para contar uma dúzia pelos dedos, se têm de descalçar.

Eu gosto de pedir dúzias de coisas, mesmo quando só se vendem à dezena. Gosto também de pedir meia-dúzia, como quem só quer três ou quatro. Sou um velho do Restelo ou um dinossauro, pelos vistos.

Mas sim, é triste que uma peixeira não perceba uma dúzia. Ou será que estavas ocupada a mascar uma pastilha elástica grandalhona e ela só percebeu "FFFFFA FÚUZFFFFFA". Traduzido, fica "Um quilo bem pesado, fachavôr!"

JF disse...

Eu passo a explicar... neste momento está a peixeira a pensar:
-Tavas armada em fina, lá ca dúzia da sardinha, i có kilo, mais o caraças... mas acabaste foi por pagar 1 kiló 4oo, bem aviada!
Não sabe contar... não sabe é pouco!