Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Zé tem novo emprego

No meu antigo emprego éramos frequentemente alvo de acções de tele-marketing.
Sempre atarefados e cansados de responder a perguntas inúteis, arranjámos um colega imaginário, responsável por responder a este tipo de inquéritos.
Baptizámos o colega com um nome bem português, e só para o caso de haver operadores de tele-marketing a ler isto, chamemos-lhe José Costa (nome que inventei agora).
O Zé era um trabalhador incansável, sempre em reuniões, ao telefone, a almoçar, saiu mesmo agora, número de telemóvel não estamos autorizados a dar, enfim, uma pessoa difícil de contactar e que depressa ficou famosa e foi promovido a responsável de muito mais que o tele-marketing.

O nosso responsável das Telecomunicações? O José Costa, não, de momento não se encontra...
O responsável pelo economato? É o José Costa, está de férias.
Cobranças? É com o José Costa, mas está de baixa, não sabemos quando volta. Deixe-me o seu número que ele entra em contacto consigo. (Ok, cobranças não, mas apetecia...)

Houve até uma vez em que o Zé foi de licença de casamento, e outra de paternidade uns meses depois. Sim, a encenação era perfeita. Havia até vezes em que se fazia um contratempo e se perguntava a alguém perto: "O Zé já saiu?"

Eu sei, é feio, mas era uma forma rápida, eficaz e educada de recusar chamadas que não interessam.

O que me leva a escrever isto é que hoje descobri que o Zé mudou de emprego. Fico feliz por ele, aliás, fiquei de imediato sorridente quando soube:

Eu - Boa tarde, estou à procura de antenas TV para edifícios.
... - Ah, isso é com o nosso colega José Costa.
Eu - Posso falar com ele?
... - Não, ele de momento não está, mas deixe o seu contacto que ele depois liga-lhe.

Não consegui conter o riso enquanto dava o meu número à senhora.
Mas o Zé está mudado. O Zé é um homem novo, já não é o mesmo que recordo, porque o Zé...já me ligou!

1 comentário:

al disse...

Pois isso é de família, eu quando trabalhava "tinha" uma empresa que pedia informações dificeis e comprometedoras que era J.COSTA & CIA, faliu...