Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A verdadeira workshop

Workshop (segundo o Wikipédia) - é uma reunião de grupos de trabalho interessados em determinado projeto ou atividade para discussão e/ou apresentação prática do referido projeto ou atividade.

Este é um termo cada vez mais em voga hoje em dia. Fazem-se workshop's para tudo: desde assuntos triviais como cozinha e trabalhos manuais, a temas mais profundos como análises financeiras ou o aquecimento global.

Para mim que sempre gostei de retirar o valor literal das palavras, desde que esta palavra apareceu, sempre que a ouço, faz-me pensar em locais onde se pode comprar trabalho.
Para maior coincidência ainda, a primeira Workshop em que participei foi de facto sobre encontrar emprego, uma espécie de feira onde várias empresas apresentavam os requisitos que procuravam nos candidatos. Podia-se dizer que era uma verdadeira "loja de empregos".
Perfeito seria poder comprar um emprego com todas as características que nos fazem falta, escolhendo os extras e/acessórios, como quando compramos qualquer outro artigo: carro com auto-rádio, televisão com HDMI, máquina de lavar com temporizador ou Engenharia Electrotécnica ao Ar Livre.

Este fim de semana encontrei uma ilustração para esta minha definição de Workshop: depois da linha de caixas do Leroy Merlin, um míudo de 3 ou 4 anos segurava uma vassoura de jardim 3 vezes maior que ele e uma mangueira enrolada num carrinho, enquanto o pai pagava na caixa. De peito feito, enquanto tentava equilibrar a vassoura gigante, afirmou: "Pai olha, sou um engenheiro!"

Sem comentários: