Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mérito e recompensa

Falo com muitas pessoas acerca de competições internacionais, quer de tiro com arco, quer de outros desportos, e as opiniões dividem-se muito quando se fala dos atletas menos bons.
Dizem os mais peneirentos que "esses gajos não vão lá fazer nada!" e os que gostam de desporto dizem "eh pá, só estar lá já deve ser recompensa suficiente!".
Ora, eu partilho da segunda opinião e dou já aqui um exemplo.
Esta senhora da Samoa, Savannah Sanitoa, voou 22 horas para participar no Campeonato do Mundo de Atletismo em Berlim. Falhou a qualificação para a sua especialidade, arremesso do peso, e foi chamada por wildcard para uma eliminatória de 100m. Aceitou sem hesitar, apesar de ser uma disciplina que não domina e acham que ficou em último? Não senhores! Fez o 3º pior tempo, com 14,23 seg e estava radiante com a oportunidade que lhe foi dada. Disse aos jornalistas que só o facto de estar ali era recompensa suficiente e aquela oportunidade nos 100m foi um prémio extra.
Assim se vê quem de facto compreende o desporto e o pratica com gosto. Se há coisa que tenho aprendido ao longo dos anos é que o desporto é isso mesmo, é ganhar, é perder, mas acima de tudo é participar e sentirmo-nos bem connosco próprios.

2 comentários:

JF disse...

Acho que muita gente devia ler o último parágrafo!!

al disse...

é assim que gosto de te ouvir falar. Esta é a minha filha de que tanto me orgulho! Como é bom ser tua mãe!