Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Portugália

Qualquer bom português (excepto os que têm a mania que são herbívoros, perdão, vegetarianos) é fã dos bifes da Portugália, acompanhados de batata frita e da molhanga com o mesmo nome.

A chatice é que a tradição já não é o que era. Aquele sabor característico e a espessura do molho têm-se perdido com o passar das gerações. Lá calha uma ou outra vez em que se encontra uma versão mais apurada, mas na maior parte das vezes saio com aquela sensação de "soube-me a pouco".

Atribuo a culpa ao século XXI, ao correr cada vez mais rápido dos dias em que já não sobra tempo para passar o "segredo" do molho, às manias das inspecções alimentares que obrigam a que se lave a frigideira com mais frequência, perdendo-se aquela "mística" que fazia toda a diferença, ao alarido de que estamos em crise provocando uma poupança histérica nos temperos, até no sal!

Não sei o que se passa na Portugália, só sei que continuam a pedir uma média de 10€ por algo que faço muito melhor na minha humilde cozinha.

6 comentários:

Anónimo disse...

Será que podias mudar o fundo ou a cor das letras do teu blogue?
Se a ideia é realizar um teste gratuito à visão dos teus leitores, então, julgo que a maioria fica com a sensação de que precisa de óculos depois de visitar o teu espaço.

Jaggas, a Pirralha disse...

Fundo preto com letras brancas, haverá melhor?
Mas ok, obrigado pela sugestão, o blog está de facto com uma mudança em curso.

Afonso Loureiro disse...

Eu não sei porque chamam aquela migalha bife...

SS disse...

Amiga, experimenta ir comer um bifinho ao "Nosso Prego" e vais ver se não ficas fã. Além disso não custa 10€ mas sim 5,25€.

G disse...

Bom dia.

Não sou vegetariano, mas sinceramente não gosto da Portugália. Fui lá uma vez, comi o bifinho com molhanga e saí de lá a pensar para comigo "Isto está muito overrated"...
Bom, mesmo mesmo bom, é o Cortador na Terrugem, Sintra. Um bife fininho, do tamanho do prato, com um molhinho de cerveja...e um doce da casa a rematar no final.

Anónimo disse...

Desculpa mas é que no meu comp não aparece fundo preto com letras brancas, mas sim letras cinzentas sobre a imagem.
Sei que estou a ser chata mas é só para tentar ajudar.