Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A ambiguidade da açorda

Episódio 1

Eu - "Vou fazer açorda alentejana para o jantar, queres quantos ovos escalfados?"

Ele - "Ovos escalfados? Na açorda?"

Episódio 2

Eu - "Fiz açorda alentejana para o jantar, mas rebentei um ovo!"

Ela - "Ah, eu costumo misturar o ovo no tacho e depois ponho a água de cozer as gambas!"

E os episódios continuam mas a ideia é a mesma, as pessoas só conhecem uma açorda. Eu não estou a falar da comum açorda, prato de gente rica, com marisco à mistura e que no fim proporciona um momento "uuuu" quando o empregado de mesa despeja elegantemente o ovo no topo e mistura o preparado com duas colheres e ares de profissional.

Vamos lá a ver, eu disse açorda alentejana! A-LEN-TE-JA-NA! Não leva gambas, não se mistura o ovo e não se faz num tacho!

Fica aqui a receita para tirarem as dúvidas:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Açorda_à_alentejana

Para quem não conhece, é favor experimentar, se possível com pão alentejano, e deixem-se de açordas!

1 comentário:

Afonso Loureiro disse...

Açorda é como a sopa de pedra. Há um ingrediente fundamental. Tudo o resto é só para dar gosto.