Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

O caçador de dramas

É engraçado como em todas as formações com temas relacionados com segurança e qualidade há sempre um senhor que já viu, conhece quem viu ou ouviu dizer que aconteceu todos os tipos de acidente abordados no curso. Desde homens caídos em poços até explosões de fábricas passando por queimaduras de vários graus e perda de membros, o homem já viu de tudo.

É normalmente um senhor na casa dos 50 anos, com sotaque engraçado, das Beiras ou do Alentejo, e consegue interromper o discurso do formador pelo menos uma vez de meia em meia hora, para contar um caso terrível que aconteceu com o primo da mulher do cunhado da sogra da tia dele.

Sempre anima os formandos, mantendo a atenção generalizada da plateia, que de outra forma a partir das 15h já só se preocupa com a segurança e qualidade da viagem para casa.

Penso que estes senhores são contratados pela empresa formadora, e ficam ali disfarçados de formandos, mas na verdade trabalham como animadores, com um curso tirado no Chapitô sobre desgraças urbanas e como contá-las em tom de piada.

"Ah, eu conheço um homem que se esqueceram dele numa caixa de esgoto, esteve lá 7 dias e como por acaso houve cheias ele acabou por ser cuspido em jacto pela tampa, mas até ficou mais simpático depois disso e acabou por casar com uma rapariga amiga da minha mulher...."

1 comentário:

Peter Gunn disse...

Não é preciso ir às formações para ver malta assim... Há sempre alguém no nosso circulo de conhecidos que tem um mestrado em tudo: "também já vi, também já me aconteceu, tenho um primo que isto ou aquilo, uma amiga minha foi nao sei aonde... etc etc"

(e eu para não ficar atrás do gajo do publico da tua formação vim aqui fazer exactamente o mesmo não foi?)