segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Licença de Paternidade

Sr. Ramiro e os ovos
Este é o Sr. Ramiro. Está há dois dias de licença de paternidade a tomar conta da sua prole, disposta por ali  abaixo, como podem ver, afastando todos os intrusos que se cheguem perto.
O Sr. Ramiro só abandona o seu posto para ir comer e volta assim que possível para voltar a contar os 80 a 100 ovos que a Sra. Ramiro ali pôs.

Trata-se claramente de um casal moderno em que o macho é que fica em casa a tomar conta das crias enquanto a fêmea passa o dia no café com os amigos. E se por acaso ela passa por "casa" e ele não está, procura-o pela "aldeia" inteira até o encontrar e o mandar imediatamente para casa, à laia da chapada.

Sra. Ramiro no café
A licença do Sr. Ramiro deve durar mais alguns dias, pelo que li as crias nascem amanhã mas mantêm-se perto do pai durante uns dias, durante os quais tenciono tentar apanhar alguns para uma maternidade, antes de serem comidos pelos "aldeões".

É a segunda "ninhada" dos meus Ramirezi, a primeira era para nascer no Natal mas foi comida por um "lobo" num momento de distracção dos pais. Ao que parece eles vão ficando mais experientes nisto de ser pai, e melhores a guardar e tratar dos pequenos. Não foi intencional, isto até era para ser um aquário de escalares, que ainda não tenho, mas o casal sentiu-se bem e decidiu procriar, mesmo assim, no meio da comunidade.

Sem comentários: