Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 - Está mesmo a dizer

Queridos leitores, tenho tudo menos tempo livre neste momento, por isso vou ser rápida.
Podia fazer um balanço do meu ano, é o que tenho feito mentalmente durante todo o mês de Dezembro. Foi um ano cheio, houve um pouco de tudo nesta vidinha atribulada, mas acima de tudo acho que foi um ano em que aprendi muito. Falo em termos profissionais, sociais e afectivos, foi todo um ano cheio de oportunidades.
No ano passado não estava com grande vontade de mudar de ano, tive um feeling que 2009 seria um ano difícil. Não me enganei, foi complicado, mas é mesmo assim, não é? É nas situações difíceis que se reconhecem os amigos e este ano posso com toda a certeza dizer que conheci amigos (e perdi outros).
Mas este ano estou ansiosa, mal posso esperar, talvez por me querer livrar deste ano danado, talvez por sentir que estou pronta para outro.
Só posso desejar que 2010 seja tão cheio quanto este e não duvido que seja, basta olhar para o número...2010...tão redondinho...só pode ser bom!

Um BOM ANO a todos!

(imagem de www.dreamstime.com)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal,
bem sei que já vou um pouco tarde para pedidos e que até estou a esticar a corda porque este ano foste bastante generoso, mas gostava de pedir algo que é muito importante para mim.
Neste Natal queria um clone. Sim, um clone meu, com as mesmas características físicas e psicológicas, para me substituir em algumas tarefas, dado que ultimamente tem sido necessário estar em vários pontos ao mesmo tempo e agora que vou de férias gostava de deixar uma versão de mim atribuída às milhentas tarefas que tenho para fazer. É que de repente, no meio de todo o mau tempo que se tem sentido, choveu trabalho que não é brincadeira e sabes como eu sou, não consigo dizer que não! Não precisa de ter o mau feitio nem os quilinhos a mais, pode até gostar de ervilhas, desde que consiga atender telefones, responder a mails, desenhar esquemas eléctricos e programar, tudo ao mesmo tempo e com um sorriso.
Compreendo que seja complicado arranjar algo assim tão rebuscado e complexo como eu à última hora mas prometo que no próximo Natal deixo o clone em casa para te receber com leitinho e bolachas.
Muito obrigado pela atenção, beijinhos para ti, abraços às renas.

Pirralha

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Boas Festas Aéreas

Para quem acha que em Portugal não acontece nada:

Uma ideia muito gira e que aposto deixou mais de metade do público na dúvida se estava de facto em Lisboa ou em Nova Iorque!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Será mesmo um gato?

Era uma noite de tempestade, lá fora ouvia-se a chuva forte que inundava a estrada e enchia os canteiros.
Já no meu quarto, eu ouvia o vento que fazia bater as portadas da casa do vizinho e o barulho era tal que me deixava na dúvida se não seriam as da minha própria casa. Em poucos minutos comecei a ouvir agitação lá em baixo, na sala. Fiquei atenta, os barulhos continuavam, abri a porta do quarto.
De imediato, no escuro das escadas, apareceu o Ciro a correr como uma flecha pelas escadas acima, miando aflitivamente. Nem me deu tempo de me baixar, trepou-me pelo pijama e veio enfiar o focinho no meu pescoço, ficando ali aninhado, a respirar pesadamente contra mim.
Embalei-o, sosseguei-o com voz calma, dizendo-lhe que estava tudo bem.
Entretanto o Lucas e a Niki já tinham subido as escadas também e observavam a cena sentados no escuro.
A respiração dele começou a suavizar, pousei-o no chão, fiz-lhe mais umas festas e fechei a porta. O temporal lá fora continuava, mas dentro de casa estava tudo calmo, já estava tudo bem.

É por estas situações que muitas vezes digo que o Ciro na verdade não é um gato. Tem muitas reacções que normalmente se atribuem aos cães. Como se comporta, como interage com as pessoas, como é dependente de mimos e atenção...quando distribuíram o espírito independente aos gatos, o Ciro estava na fila da amizade incondicional!

sábado, 26 de dezembro de 2009

O micro-cabaz de Natal

Este ano apeteceu-me fazer algo diferente. Apeteceu-me agradecer a todas as pessoas que me aturaram patetices o ano inteiro, o que não é nada fácil quando é um número considerável de gente.
Recorrendo aos meus dotes de culinária, fiz umas brincadeiras com uns potes de compota e uns doces de amêndoa e chocolate. Tudo feito na minha cozinha, na qual tenho um balcão demasiado pequeno para as minhas ambições doceiras e onde tenho de inventar locais para deixar as "obras" a arrefecer, longe da gula felina...

Dificuldades à parte, até fiz um rótulo com a marca, os ingredientes, a data de validade e essas coisas que os rótulos trazem, para dar um ar profissional à coisa.

Ficaram umas lembranças bem catitas (aqui ao lado estão algumas), rústicas e simples, só espero que o conteúdo seja aprovado pelos consumidores finais. Tão catitas que já alguns amigos me propuseram comercializar a coisa. Ora, sendo assim, cá vai:

Caro leitor do NãoGostodeErvilhas, encomende já o seu micro- cabaz de Natal. Se encomendar já, recebe não um, não dois, mas TRÊS maravilhosos lacinhos para enfeitar os seus frascos de compota!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Driving home for Christmas

Porque a vida é complicada e cheia de pormenores, aqueles a quem chamo família estão espalhados um pouco por várias zonas do país, o que me obriga a fazer uns quantos quilómetros todos os anos nesta altura.
Talvez por isso, ao longo dos últimos anos esta tornou-se na minha banda sonora favorita para o dia de Natal, enquanto percorro os muitos quilómetros para me juntar a outra parte da família:



A todos vós, que também fazem alguns quilómetros para estar com quem mais gostam, façam uma boa viagem.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Consequências ou Medidas Desesperadas?

Quando digo às pessoas que a minha vida não é fácil, raramente me dão razão, acham que exagero, mas tenho um exemplo fresquinho. Ora sigam o meu raciocínio:

Sabem aquele par de sapatos que têm lá por casa há imenso tempo, que até tem bom aspecto e que vos faz pensar porque raio não os usam mais vezes em vez dos mesmos de todos os dias, mas ao usá-los se lembram imediatamente porquê?
Pois bem, tenho uns desses (ou melhor...tinha!). Todos os anos, no Inverno, encontro-os no armário e penso "Olha, pois é, ainda tenho estes e que jeitosos que eles estão!" e lá os calço. Se tiver sorte, não chove e tudo corre bem, mas a verdade é que um deles tem uma racha na sola, que deixa entrar água e assim que piso uma poça fico com o pé encharcado. Todos os Invernos isto acontece, e devido à sonolência matinal ainda demoro uns dias a deixar de os calçar de manhã. Finalmente há uma manhã em que me lembro de não os calçar e voltam para o armário. Para o armário e não para o lixo....porquê? Porque quando estou a arrumar a casa, mais uma vez não me lembro do defeito na sola.

Pronto, agora que estão devidamente introduzidos no tema, ficam a saber que foi finalmente esta manhã que troquei de sapatos, farta de andar com um pé molhado o dia inteiro. E, vá lá, desta vez foram mesmo para o lixo!
Calcei umas botas, toda contente por ser uma pessoa tão lúcida logo pela manhã. Ora isto gera outro problema, porque no primeiro dia em que ando com um calçado diferente, tenho sempre algumas dificuldades, a conduzir, a subir escadas, etc., porque ainda não tirei bem as "medidas" ao novo tamanho do pé, e passo o dia a fazer fintas a mim própria.

Tudo isto resultou num espectacular número de circo, que efectuei na empresa (felizmente hoje está pouca gente), ao voltar do almoço. Tirei um café da máquina, e ao subir as escadas, tropecei e derramei o café em mim própria...cabelo, camisola, calças, uma festa!

Será isto uma consequência? Uma espécie de aviso de que esta cabecinha não está preparada para momentos de lucidez como lembrar-me de não calçar os sapatos rotos de manhã?

Ou será o meu sub-consciente que está a tentar ir preparar a consoada mais cedo?

Quando e COMO um homem quiser

A todos os leitores do Não Gosto de Ervilhas, desejo um Bom Natal, cheio de alegria e boa disposição.

A propósito de boa disposição e para ajudar quem ainda não tem o espírito natalício completo para logo à noite, trago-vos hoje uma prenda. Porque acho que há inúmeras formas de ver o Natal, seja na sua vertente religiosa, comercial e consumista ou apenas familiar, deixo aqui uma das hipóteses possíveis de encarar esta época, que me faz sempre rir e lembrar do presépio da minha avó.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pior do que eu pensava

Liga-se para a linha de assistência técnica da EDP e aparece uma senhora a dizer "A sua zona sofreu um corte de energia. Esta será reposta assim que possível. Estamos sem capacidade para atender os pedidos de assistência técnica. Agradecemos a sua compreensão."

Espectáculo!

Os estragos na Zona Oeste

Na noite passada a zona Oeste foi assolada por ventos fortes que causaram o caos um pouco por toda a parte. Em Torres Vedras, ali a 20km da minha alegre casinha, a coisa ficou mesmo feia e a Protecção Civil teve de agir.

Por Mafra aconteceu um pouco de tudo, a estrada estava cheia de ramos, pedras e lama, havia sinais arrancados e alguns telhados destruídos. Eram 04h00 quando acordei com o barulho da tempestade, abri a janela e o vidrão que costuma estar à minha porta tinha atravessado a rua. Esta manhã já estava na descida para as minhas traseiras. Andou uns bons 30m espalhando vidros e garrafas pela rua fora.

Mais ou menos às 04h00 foi também quando faltou a electricidade. Esta manhã ainda não tinha sido reposta e ouvi que a situação é semelhante um pouco por toda a costa Oeste. E o pior é que a previsão não melhora nos próximos dias....

Fim de semana doceiro

Para além de aventuras em Ourique, o meu fim de semana foi passado na cozinha. Nem parece meu...
No sábado a preparar uns doces para fazer umas surpresas natalícias aos amigos, no domingo a preparar bolos para os lanches de Natal desta semana.
Já não posso ver chocolate, açúcar e outras coisas doces à frente e ainda não é Natal!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Não deixa de me espantar

Se há boa fonte de material para acender lume em casa, são as estradas do Alentejo. Em cada viagem que faço por estas alturas, paro sempre para me abastecer na beira de uma estrada qualquer. Do lado de cá da vedação, como é óbvio, que as pinhas que caem do lado de cá não têm dono!
Na minha última recolha, com o frio que tem estado e numa zona que já deve ter sofrido umas quantas geadas este Outono, encontrei esta pinha que já tinha 3 rebentos a sair dos pinhões.
A capacidade que a Natureza tem de sobreviver é algo que me faz sempre sentir do tamanho de um pinhão.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sempre a inventar

Penso às vezes que de facto não é nada fácil aturar-me...e pior ainda, gostar de me aturar!
Esta cabecinha não pára e a última mania que me deu foi tentar convencer o HQNA a meter-se no mundo do automobilismo. Basicamente é direccionar para pistas a sério a panca da velocidade que ele já tem. E se possível introduzir o factor lama, o meu preferido! :)

Vai daí, uma visita ao site da Federação Portuguesa de Automobilismo, em busca da próxima prova, e lá fomos ontem ver o Rally Vila de Ourique, do Campeonato Regional de Ralis Sul 2009.
Graças a um agente GNR distraído, quase falhámos o evento, porque nos mandou ir comer qualquer coisinha que aquilo estava no intervalo. Por acaso quando fomos comer qualquer coisinha, encontrámos o local de concentração e lá ficámos a ver os carros, os condutores, a parafernália de comandos, ferros e alterações em carros perfeitamente normais. Desde Peugeot 205's , Citroen AX's a Mitsubishi EVO's , havia um pouco de tudo e percebia-se perfeitamente quem tinha o chamado "paitrocínio" ou não.
Fizémos uma data de quilómetros para ver apenas a parte "parada" da corrida, mas valeu a pena. O HQNA entusiasmado a ver os motores, as estruturas e o material. Eu a fazer já o filme todo, o Charuto coberto de autocolantes da empresa do HQNA e cheio de botõezinhos no tablier (até podia ter um para tirar cafés), e nós os dois vestidos com aqueles fatos de macaco almofadados e sapatinhos de bailarina, capacete com intercomunicador e palhinha para a "jola".

A notícia do evento está aqui: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=100919. Posso garantir que este Mitsubishi EVO fazia um barulho assustador, cheguei mesmo a pensar que tinham partido qualquer coisa pelo caminho, mas aparentemente não, era mesmo assim!

Este ano não há mais rally's, diz que vem aí a época das festas. Para o ano lá estaremos caidínhos no próximo, mas desta vez não confiamos nos GNR's...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Red Bull Air Race 2010 - LX!!!

Ora aí está uma excelente notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/37904-red-bull-air-race-muda-se-o-tejo.

Depois de 3 anos consecutivos a ocorrer no Porto, a Red Bull Air Race mudou-se para Lisboa, e será feita entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril, em 2010.
É claro que esta mudança não foi pacífica mas o pessoal do Norte que me desculpe, não se trata de ser a capital ou não, Lisboa é um local mais central, que permite aos habitantes do Sul virem assistir também, com menos custos. Isto vai permitir que o evento tenha muito mais público a assistir, a não ser que os nortenhos amuem e não venham!
Entretanto este assunto já deu azo a uma novela extensa, que podem acompanhar por estas notícias fora: http://www.publico.clix.pt/Search/1/?q=red%20bull%20air%20race

Não acho que deva ser sempre no mesmo local, seja em Lisboa ou não, acho que todos os anos deveria ser possível às autarquias apresentarem-se a concurso para acolher o evento, tornando tudo mais apelativo para a organização, para o público e para o turismo.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Almoço de Natal da Ex-Empresa

Claramente ainda há gente que não lê o meu blog...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sem protocolo

Acho muito mal isto dos sismos acontecer de noite.
As placas tectónicas deviam ter mais respeito pelo pessoal que trabalha, que às 01h30 já está a dormir para depois levantar às 06h30 para passear os cães!
É óbvio que ao acordar, ouve-se as notícias e percebe-se que se perdeu a emoção toda, está mal!
É favor agendarem isso dos sismos para horas decentes, de preferência durante o horário de expediente, que é para a malta ter qualquer coisa emocionante para fazer durante o dia.
Obrigado e bom dia.

Robin Hood 2010

Já se perde a conta ao número de versões das aventuras de Robin Hood.
Vem aí mais uma e como fã que sou, estou em pulgas:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BD Rapidinha XII

Só para celebrar o facto de ontem ter acendido a lareira pela primeira vez neste Inverno (que na verdade ainda é Outono), tomem lá uma BD Caseira. É pequenina que isto do frio encolhe tudo, até a vontade de tirar fotos!
A mim não me encolhe mas aumenta-me a electricidade estática, estou farta de apanhar choques nos carros, até nos carrinhos de supermercado, e o meu cabelo está tão liso que não se segura com elásticos. Roam-se de inveja, asiáticas!
Na verdade isto tudo é só mesmo para mostrar a mantinha nova que comprei aos meus meninos, por 2,30€ na loja do chinês...

É só espreitar no BD Caseira: Diz que está frio!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Frio dá-me Mau Feitio

Locutor RCM - "Lá fora estão 5ºC, agasalhe-se bem antes de sair..."
Eu - "Cinco graus aonde, ó palhaço??? O meu carro diz ZERO!!!"


E depois saiu-se com esta:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Em Contagem Decrescente

Faltam exactamente 17 dias para o fim do ano, mas mais importante ainda faltam 14 para as minhas férias. Ando cansada, sem paciência e a precisar de espaço. Não se trata de espaço físico, não estou assim tão gorda, mas de espaço mental.
Quando começo a ter de me esforçar demasiado para responder com calma, naturalidade e se possível com um sorriso, mesmo a quem merece, é sinal de que estou esgotada e preciso de recarregar a bateria da simpatia.
Este fim de semana fugi, foi mais ou menos uma fuga forçada, para cumprir obrigações desportivas. A estadia foi num local excelente, não me lembro da ultima vez que fiquei num sítio tão agradável, até gatos carentes de festinhas havia! E melhor ainda, estava entre amigos, muito disparate, muita conversa ao sabor de um copo de vinho.
No entanto, acho que não era bem isto que preciso porque em todo o tempo que lá estive só conseguia pensar que gostava de repetir este fim de semana, mas acompanhada de outra forma, outras pessoas, se calhar só uma. Tive a certeza disto na volta para casa, quando vi este céu. Tão romântico, ali a olhar para o pôr-do-sol, dentro da carrinha, só nós os 8....

domingo, 13 de dezembro de 2009

Top Gear com o que há

Devido a umas teimas minhas com o controlo de tracção da Mégane, troquei de carro por uma semana com o Homem-Que-Não-Assina, e fiquei com uma carrinha Laguna.
Ao início toda contente por ter trocado por um carro superior, imaginei a minha semana fantástica ao volante de um carro de maior cilindrada, maior segurança, maior tudo!
Depois de uma semana a testar a Laguna, sinto-me de facto mais segura lá dentro do que na Mégane, mas faltava-lhe algo, não sabia bem o quê até perguntar ao HQNA o que achou ele da Mégane. Depois de me confirmar que de facto com chuva não é grande espingarda, disse-me que é mais gira de conduzir que a Laguna. Ora aí está o que me faltava! Conduzir a Laguna é seguro e confortável, sim senhor, mas é chato! É tudo demasiado sossegado e não acontece nada. E que saudades eu tenho da Mégane! Mesmo a fugir na estrada molhada e tudo!

Tudo isto me faz lembrar uma série de que ambos somos fãs, o Top Gear. Neste excerto eles comparam um BMW M3 com um Audi S4, concorrentes no mercado, e vejam bem o resultado. Saliento em especial o momento musical ilustrativo das performances de cada carro que acontece mais ou menos a partir dos 2:30 minutos. O que preferem: um jantar em casa ou um barbecue na praia?

sábado, 12 de dezembro de 2009

Almofadinha de Alfinetes

Desculpem, eu sou um bocado nova nestas coisas da costura, mas é suposto as almofadinhas para alfinetes tentarem roubar as fitas métricas, tesouras e outros utensílios de costura e adormecerem em cima dos tecidos que estamos a trabalhar?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Será de ser Sexta-Feira? Naaaaa!

Saí à hora de almoço e descobri um dia lindo, com um sol quentinho que até faz esquecer o frio que tem estado.
Entrei no carro, liguei o rádio, depois do zapping matinal nem sabia onde tinha parado. Estava na Rádio Radar e eis-me de repente a cantar agarrada ao volante:

Always Look on the Bright Side of Life

Esta noite sonhei que me roubavam o carro.
No meio de um enredo sem qualquer sentido, onde eu ía passar férias a Sesimbra com os meus pais, como há 20 anos atrás, havia detalhes actuais misturados com recordações antigas.
Eu ía lá ter na minha fabulosa carrinha Mégane de tecto panorâmico e na primeira manhã, ao acordar, ía à varanda (igualzinha à da minha casa) e a carrinha não estava lá!

Dizem que os sonhos revelam muito sobre nós, que não nos deixam mentir a nós próprios porque revelam os nossos desejos mais escondidos e a nossa verdadeira natureza.
Pois, no sonho, sabem qual foi a minha primeira reacção?

Num misto de incrédulidade e satisfação, depois do choque inicial, gritei entusiasmada:
"MÃE! Roubaram-me a Mégane! É agora que vou comprar um BMW!"

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PAM!

Lembro-me com alegria dos tempos em que trabalhava numa empresa pequena, diria quase familiar, onde cada chegada de uma encomenda era uma festa, com direito a espectáculo de pirotecnia e tudo.
Os produtos vinham acondicionados dentro das caixas com aquelas batatas fritas de esferovite amarelas, ideais para partidas de Carnaval (sim, fui vítima, eu e o meu Cordobamobil!) ou então com estes sacos de ar, excelentes para pregar sustos aos trabalhadores mais concentrados.
Era muito fácil, bastava escolher um funcionário que estivesse totalmente embrenhado numa tarefa qualquer, colocar os sacos no chão atrás dele e saltar-lhes a pés juntos para cima. Era aqui que começava a pirotecnia, quando a vítima escolhia aleatoriamente um objecto para atirar aos "saltitões"!

Estou agora numa empresa maior, onde se respira um clima socialmente correcto e onde só consigo imaginar as consequências de tais actos! Mas uma coisa é verdade, sabe tão melhor vir trabalhar quando se pode misturar um bocadinho de brincadeira no dia!

Já agora, dado o volume de tráfego que chega a este blog com a busca Google "como provocar um ataque cardíaco", aqui fica mais esta dica...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O meu atelier

Depois de meses e meses de um perfeito caos de papéis, pastas, peças, ferramentas e outros objectos não-definidos, eis que consegui finalmente arrumar aquilo a que chamo orgulhosamente: "O meu atelier".
Aqui se fará muito trabalhinho de costura, bricolage e outras manualidades. Estão a ver a cadeira? Fui eu que estofei e entra já directamente para uma tag que vou criar agorinha mesmo: "Fui eu que fiz".
Assim de repente o atelier está montado para Costura, porque o primeiro projecto são uns painéis de tecido para as portas daqueles armários ali atrás, seguido de umas cortinas para o meu quarto.

Comprei há muito tempo uma daquelas máquinas de costura pequeninas, que se vendem no LIDL a 19,99€, que coitadinha, fartou-se de trabalhar e mistério dos mistérios, ainda funciona! Fez as cortinas da sala, remendou vezes sem conta camas de cães e gatos e fez ainda alguns arranjos em vestuário.
Tive uma das maiores alegrias da minha vida quando o meu avô me deu esta máquina de costura "à séria", que era da minha avó! (Sim, contento-me com pouco...mas ainda tenho muito ano pela frente para me acontecerem alegrias maiores.)
Esta maravilha da técnica veio dar descanso à desgraçada do LIDL e é capaz de fazer não-sei-quantos pontos diferentes, cose para a frente, cose para trás, cose de volta, eu sei lá, acho que só não "cose" arroz!

É uma Borletti 1100 automática, que alguns coleccionadores de antiguidades já incluem nos seus espólios. É um modelo de 1956, da autoria de Marco Zanusso, um arquitecto e designer industrial italiano. Para além de diversos trabalhos de arquitectura, no campo do desenho industrial, criou vários objectos que ajudaram a definir o design italiano no mercado internacional, exemplos disso são esta Borletti, a televisão Doney da Brionvega (em 1962) e vários produtos das marcas Arflex, Kartell e Siemens.

Na minha ambiciosa ingenuidade gosto de me ver como uma coleccionadora de antiguidades (2 máquinas de escrever, 3 ferros de engomar e o Lucas!) e fiquei toda contente por ter tão importante marco do design industrial na minha colecção!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Côcos...err...Festas Felizes

Mais um ano, mais um Natal e mais uma vez as iluminações natalícias do Monte Abraão a apanhar de surpresa quem passa pela estação Queluz-Massamá.
Desde que me lembro que, neste pequeno pedaço de jardim, todos os natais colocam 3 coqueiros, que de noite acendem em verde fluorescente.
É bonito sim senhor, mas todos os anos olho para os coqueiros e ponho-me a pensar que raio deu na cabeça da Junta de Freguesia para adquirir enfeites natalícios de Bora-Bora...

Será que estava em promoção nas Tele-Vendas?
"Compre já hoje 3 magníficos presépios de rotunda! Seja dos 10 primeiros a ligar e oferecemos ainda 3 coqueiros iluminados!"

Ou no Media Markt:
"O menino Jesus nasceu em Belém? Não senhor, foi nas Caraíbas! Eu é que não sou parvo!"

Ou mesmo no Pingo Doce:
"Compre os seus enfeites de Janeiro a Janeiro! O presépio só no Natal mas o coqueiro é o ano inteiro!"

Ou então aquilo na verdade são árvores de Natal, mas quem as montou estava com pressa e não pensou bem na distribuição dos ramos e das bolas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um dia na Baixa

Sábado foi dia de passeio. Com a desculpa de ir à "Feira dos Tecidos" comprar retalhos para as minhas costuras acabei por passar o dia todo na Baixa.
Tudo começou com um pequeno-almoço na Pastelaria Suiça, seguido da visita à "Feira dos Tecidos" onde tive de me conter para não trazer todos os retalhos coloridos que me saltavam à vista.

Seguiu-se um pequeno intervalo no itinerário, para ir fazer o exame médico desportivo, onde a máquina do electrocardiograma teimava em não me detectar a pulsação de forma nenhuma. Depois de muito trabalho a convencer a máquina de que afinal estou viva, lá continuei na minha passeata pela Baixa.

Desde a Avenida da Liberdade até à Praça do Comércio, ruas e ruas cheias de gente, montras e ruas enfeitadas de espírito natalício.
Uma das coisas que gosto na Baixa é o facto de ainda haver lojas especializadas. Há uma chapelaria, uma luvaria e pelo menos duas lojas de ginginha. Comprei uma garrafa ao mesmo tempo que um senhor de idade ao meu lado bebia um copinho de penalty. Mais tarde, em casa, quando molhei os lábios na dita ginginha, quase me faltou o ar, e só aí percebi a valentia daquele senhor...

Ora, seguiu-se um almoço de fast-food e mais um passeio a ver montras até ao Chiado, para ir beber um cafézinho na Brasileira, ao lado do poeta.
Uma voltinha ao Largo do Camões e toca a voltar para baixo, que já me doem as perninhas...

Na descida, só mais uma paragem, numa livraria para comprar um livro para o Homem-que-não-lê. Parece mentira mas é verdade, conseguimos encontrar um livro que me parece que ele consegue ler até ao fim!

Nem a chuva intermitente impediu as centenas de pessoas que povoavam a Baixa. Muita confusão, muito consumismo, mas muito giro. Um dia cheio e de repente o fim de semana parece muito maior!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Onde é que eu já vi isto?

Mais aqui: http://www.simonscat.com/

Com o cérebro feito em papa

Ontem à noite cheguei à conclusão que a junção de comprimidos anti-gripais com sumo de tangerina provoca diminuição da massa cerebral cinzenta:

"Estou cheia de frio, ou tenho febre ou é do desarrefecimento global!"

Há muitos anos atrás, no liceu, iniciei uma obra intitulada "O Livro das Bácoras", onde ía compilando os disparates que apanhava nas conversas e discursos alheios (e próprios também, diria até que um terço delas eram minhas...).
Esta do "desarrefecimento" era digna de entrar para o Top Bácoras 2009!